MÉDICA RESPONSÁVELTRATAMENTOSTABAGISMOLINKSCONSULTÓRIO - DRA MARIA EDUARDA MELO - PNEUMOLOGIA
CONSULTÓRIO DRA MARIA EDUARDA MELO
DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS DO SONO


  • APNÉIA DO SONO

    O que é APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO  em adultos?
  • APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO  é uma condição comum que afeta a respiração durante o sono. Por varias vezes enquanto o paciente dorme,  o ar não consegue fuir normalmente através das vias aéreas para os pulmões devido a um bloqueio que é usualmente causado pelo colapso dos tecidos moles da garganta e da língua durante o sono.

    Há vários grupos de pessoas que tem um risco aumentado de ter apneia do sono como por exemplo, pessoas que estão acima do peso, e pessoas que tem adenóide ou amígdalas aumentadas. Apneia obstrutiva do sono também pode estar presente em pessoas com peso normal e outras com alterações conhecidas como retrognatia ( queixo posteriorizado) ou micrognatia ( queixo pequeno).

    Existem vários SINTOMAS que indicam uma investigação de Apneia do sono entre os quais:

    1. Sintomas noturnos: RONCO, ENGASGOS, pausas respiratórias observadas por alguém que o vê dormindo, sono agitado, despertares freqüentes durante o sono,

    2. Sintomas diurnos: acordar com a sensação de não ter dormido o suficiente, mesmo após varias horas de sono, dor de cabeça pela manhã, ressecamento da garganta pela manhã, sonolência e cansaço durante o dia, irritabilidade, dificuldade de concentração e falhas de memória.

    Quais os PERIGOS DA APNEIA DO SONO se não tratada?

    A sonolência diurna aumenta o risco de acidentes automobilísticos. Repetidas pausas respiratórias podem , a longo prazo, causar aumento da pressão arterial, doença cardíaca, AVC ou morte súbita.





     

    MÉDICA RESPONSÁVELTRATAMENTOSTABAGISMOLINKSCONSULTÓRIO - DRA MARIA EDUARDA MELO - PNEUMOLOGIA