MÉDICA RESPONSÁVELTRATAMENTOSTABAGISMOLINKSCONSULTÓRIO - DRA MARIA EDUARDA MELO - PNEUMOLOGIA
CONSULTÓRIO DRA MARIA EDUARDA MELO
DOENÇAS PULMONARES
  • DPOC (ENFISEMA PULMONAR e BRONQUITE CRONICA)

A DOENÇA PULMOMAR OBSTRUTIVA CRONICA ( DPOC)  é uma doença prevenivel e tratavel que leva a uma dificuldade no esvaziamento do ar dos pulmões causando a sensação de uma respiração curta ou de falta de ar. O termo DPOC engloba o ENFISEMA e a BRONQUITE CRONICA ou uma combinação dos dois.

A BRONQUITE CRONICA é caracterizada por um aumento na produção de secreção que leva à obstrução das vias aéreas, que esta presente na maior parte dos dias, por um periodo de três meses, durante pelo menos dois anos consecutivos, excluindo-se outras causas de tosse.

ENFISEMA é uma condição que envolve dano a parede dos alvéolos. Os alvéolos são como pequenos balões que após estarem cheios, esvaziam sem gasto de energia pois retorman ao seu tamanho original. No caso do enfisema, as paredes alveolares foram danificadas e eles perderam sua elasticidade levando então ao acumulo de ar dentro dos pulmões após cada respiração o que leva a uma respiração mais curta e sensação de falta de ar constante

A causa mais comum de DPOC  é o  TABAGISMO, embora fatores genéticos e exposição a poluentes e produtos químicos no trabalho também possam estar envolvidos. Não se sabe explicar ainda porque nem todos os pacientes que fumam desenvolvem DPOC, provavelmente fatores genéticos estão envolvidos.

Os sintomas mais comuns da DPOC são a falta de ar, inicialmente apenas após fazer grandes ou médios esforços, tosse e produção de secreção que não melhora, o que indica que se deve fazer uma consulta medica para avaliação. Deverá se relizado um teste respiratório simples chamado ESPIROMETRIA, que mede a obstrução ao fluxo aéreo pode fazer o diagnostico da DPOC  assim como avaliar a sua gravidade.

  • PNEUMONIA E OUTRAS DOENÇAS PULMONARES

                       "TEXTO EM CONSTRUÇÃO"


MÉDICA RESPONSÁVELTRATAMENTOSTABAGISMOLINKSCONSULTÓRIO - DRA MARIA EDUARDA MELO - PNEUMOLOGIA